sábado, 19 de dezembro de 2015

No Auditório do Crea-AC , Assembléia Geral Extraordinário do Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre-SINTAC


Nesta última sexta-feira, 18 de dezembro de 2015,  no auditório da sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, CREA-AC, em Rio Branco - AC, foi realizada  uma Assembléia Geral Extraordinário do Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre-SINTAC, para tratar da seguinte Ordem do Dia: I - Tratativas dos atos adotados e praticados pelo ex-presidente do SINTAC, tecnólogo José Carlos Martins da Silva. II -  Eleição para indicação de representante da Entidade de Classe dos Tecnólogos, para compor o Crea-Ac, no cargo de Conselheiro Regional Titular e do cargo de Conselheiro Regional Suplente, no período de 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018. III - Criação e  Eleição da Comissão de Ética do SINTAC. A abertura dos trabalhos foi feita pelo presidente do Sintac  José Martins Veras Netto, e como secretário José Pereira Passos.
No auditório do CREA_AC -  Na mesa da esquerda para a direita:
Presidente do Sintac José Veras e Primeiro Secretário José Passos


A reunião abordou os temas para os quais tinha sido convocadas, pela Ordem do Dia, primeiro as tratativas dos atos adotados e praticados pelo ex-presidente do Sintac, Tecnólogo José Carlos Martins da Silva. O atual Presidente José Martins Veras Netto que inicialmente comentou e manifestou o seu repudio aos atos praticados pelo Ex-Presidente, que de forma extremista e descabida não comunicou a sua diretoria executiva na pessoa dos Tecnólogos Vice-Presidente Jurandi Teles Machado, do Primeiro Tesoureiro José Pereira Passos e do seu Primeiro Secretário Alfredo Branã, as informações de que recebeu o oficio nº609/CREA-2015, onde foi solicitado  ao SINTAC que desse ciência  a eleição dos representantes da entidade de classe para fins de representação junto ao CREA-AC, como conselheiros em razão da renovação do terço, do Grupo da Civil, neste momento consulta aos presentes se deliberam pela anulação da referida AGE do dia 24 de novembro de 2015. Em discussão, as inscrições para se pronunciar foram feitas e inscritas pelo secretário José Pereira Passos, o primeiro inscrito foi o Tecnólogo Carlos Cunha, usaram da palavra, Antonio Jarude, Vanderlei Valente, Jurandi Teles e Adauto Góes, todos foram favoráveis com base no Estatuto do Sindicado, pela anulação da AGE do dia 24/12/2015,  fórum adequado para tal ato, propondo também uma nova eleição para serem indicados pelo SINTAC ao Crea-AC, os representantes eleitos por essa assembléia  Encerradas as discussões,  o presidente do SINTAC, colocou em votação, sendo decido por unanimidade em votação aberta de todos os presentes, favoráveis a anulação e também pela nova eleição segundo item da pauta na Ordem do Dia desta Assembléia.
Auditório do Crea-Ac com os membros presentes  Tecnólogos do Sintac



Conforme a Ordem do Dia designou,  foram eleitos por unanimidade os representantes do SINTAC para o cargo de Conselheiro Regional Titular DIXON GOMES AFONSO e como Conselheiro Regional  Suplente ADALZEMIR DE JESUS DA SILVA.  Dando prosseguimento a terceira e última Ordem do  Dia foi criado o Comissão de Ética do SINTAC, e posteriormente a indicação para eleição dos membros da Comissão de Ética, órgão independente, com poderes para apreciar, apurar e julgar as denúncias de transgressão cometidas por Tecnólogos na jurisdição da entidade sindical. Foi sugerido os nomes  dos Tecnólogos Antônio Luiz Jarude Thomaz, Adauto da Silva Góes, Mauro Carvalho de Mesquita, Jurandi Teles Machado e José Pereira Passos. Foi colocado em discussão, depois em votação e eleitos por unanimidade. Está portanto criada e eleita a Comissão de Ética do Sintac. Finalizados os trabalhos, como nada mais houvesse a tratar, a Assembléia Geral Extraordinária foi encerrada às onze horas do dia 18 de dezembro de 2015.


segunda-feira, 14 de dezembro de 2015


SINDICATO DOS TECNÓLOGOS DO ESTADO DO ACRE-SINTAC

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA


O Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre – SINTAC, com endereço na Travessa Mirim, 150 – Bairro Aviário, Rio Branco – AC, CEP 69.900-848, convoca todos os Tecnólogos pertencentes às áreas abrangidas pelo sistema CONFEA/CREA que residem e/ou exercem a profissão nos limites territoriais do Estado do Acre, para participarem de uma Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizado no dia 18 de dezembro de 2015, no Auditório do CREA-AC, localizado na Rua Isaura Parente, 3.085 - Estação Experimental, Rio Branco – AC, CEP 69.912-605, em primeira convocação às 09:00 horas, com a presença da maioria simples dos associados no gozo dos seus direitos sindicais e em segunda convocação 30 (trinta) minutos após com os associados presentes para tratar da seguinte Ordem do Dia:

I - Tratativas dos atos adotados e praticados pelo ex-presidente do Sintac, tecnólogo José Carlos Martins da Silva.
II - Eleição para indicação de representante do Sintac para compor o Crea-Ac, no cargo de conselheiro titular e de conselheiro suplente no período de 01 de janeiro de 2016 a 31 de dezembro de 2018.
III - Criação e  Eleição da Comissão de Ética do Sintac.

Rio Branco, 14 de dezembro   de 2015.


José Martins Veras Netto
Presidente

Trav. Mirim nº 150, Aviário – CEP: 69.900-848 – Rio Branco - Acre - Brasil
Fone: (068) 3223-6560 /  E-mail: jose.veras@ac.gov.br Site; http://sintac.blogspot.com.br/


sábado, 5 de dezembro de 2015

POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DO SINTAC

POSSE DA DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DO SINTAC NO AUDITÓRIO DO CREA ACRE


Da esquerda para a direita: Primeiro Membro Efetivo Conselheiro Fiscal Adalzemir de Jesus;
Vice-Presidente Jurandi Teles; Primeiro Tesoureiro Carlos Cunha; 
Presidente José Veras e Primeiro Secretário José Passos.

A realização do evento aconteceu dia 4 de dezembro de 2015 no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, CREA-AC, para dar Posse a Diretoria Executiva e Conselho Fiscal para o quadriênio 2015/2019, período compreendido entre quatro de dezembro de dois mil e quinze a três de dezembro de dois mil e dezenove, como preconizam os artigos 36 a 41 de seu Estatuto Social. A convocação da Posse foi realizada através do Edital Eleitoral n° 03/2015, publicado no Jornal A Gazeta do dia dois de dezembro de dois mil e quinze. Os trabalhos foram coordenados pelo Presidente da Comissão Eleitoral, Tecnólogo Daniel Nogueira Souza do Valle, eleito pela Assembléia Geral Extraordinária realizada em vinte e três de outubro de dois mil e quinze, também no auditório do CREA-AC. As dezessete horas, o Presidente da Comissão Eleitoral, fez abertura dos trabalhos para dar Posse aos Tecnólogos da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal, neste ato de forma verbal, foram convidados os eleitos de acordo com os cargos e respectivos nomes dos Tecnólogos para dar posse a todos da chapa vencedora da eleição realizada dia quatro do mês de novembro do ano de dois mil e quinze, sem incidente, nem manifestação contrária.

Da esquerda para a direita: Primeiro Membro Efetivo Conselheiro Fiscal - Adalzemir de Jesus;
Vice-Presidente Jurandi Teles; Primeiro Tesoureiro Carlos Cunha;
Presidente José Veras e Primeiro Secretário José Passos.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

DIRETORIA EXECUTIVA E CONSELHO FISCAL DO SINTAC - ELEITA MANDATO 2015/2019

O Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre - SINTAC, foi fundado em 12 de abril de 1995,  com a finalidade de estudo, luta, reivindicação, proteção, representação legal da categoria dos Tecnólogos em todas as modalidades na área de engenharia e agronomia, abrangidos pelo sistema CONFEA/CREA, constituído por profissionais  formados em Curso Superior de Tecnologia em Instituições de Ensino autorizados por lei.

Os membros da  Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal do SINTAC foram eleitos em 4 de novembro de 2015 e terão um mandato até  5 de dezembro de 2019, com a composições abaixo descriminadas.



Da esquerda para a direita: Vice-Presidente da Comissão Eleitoral Francisco Gerônimo; Primeiro Secretário José Passos; Primeiro Tesoureiro Carlos Cunha; Presidente José Veras; Vice-Presidente Jurandi Teles; Segundo Secretário José Sopchaki; Segundo Tesoureiro Manoel Silveira; Conselheiro Fiscal Artur Borges



DIRETORIA EXECUTIVA

Presidente: José  Martins Veras Netto
Vice-Presidente: Jurandir Teles Machado
1° Secretário:  José Pereira Passos
2° Secretário: José Carlos Sopchaki
1° Tesoureiro: Calos Araújo Cunha
2° Tesoureiro:  Manoel Xavier da Silveira Neto

CONSELHO FISCAL

1° Membro Efetivo: Adalzemir de Jesus da Silva
2° Membro Efetivo:  Mario Cezar de Macedo
3° Membro Efetivo:  Mauro Carvalho de Mesquita
1° Membro Suplente: Adalzenira Santos Santana
2° Membro Suplente: Mavi de Souza
3° Membro Suplente: Artur de Lima Borges

PRESIDENTE ELEITO DO SINDICATO DOS TECNÓLOGOS DO ACRE- SINTAC, JOSÉ MARTINS VERAS NETTO HOMENAGEADO COM O TÍTULO DE CIDADÃO DE RIO BRANCO


A solenidade aconteceu no Teatro Plácido de Castro em Rio Branco.

A Câmara Municipal de Rio Branco (AC) homenageou na noite de terça-feira (01/12), com o título de “Cidadão Riobranquense”, cidadãos que têm se destacado no município. A solenidade aconteceu no Teatro Plácido de Castro, no Teatrão. Entre os homenageados estão pessoas que de alguma forma escolheram Rio Branco  para viver, e se tornaram destaque com o passar dos anos. Entre eles estão servidores públicos, que dedicaram sua vida ao trabalho na capital Rio Branco, o Tecnólogo em Construção Civil especialista em Edificações, José Martins Veras Netto.


José Veras, Ricardo Araujo e o vereador Roger

José Veras é Natural de Tarauacá e com mais de trinta e oito anos de serviços prestados ao Estado do Acre no município de Rio Branco, funcionário dedicado e exemplar na Companhia de Saneamento do Estado do Acre – Sanacre  e no Departamento Estadual de Água e Saneamento - Deas,  vários mandatos de Conselheiro Regional do Conselho de Engenharia e Agronomia do Acre- Crea/Ac, ocupou diversos cargos na diretoria e foi  presidente interino do Crea-Ac, Conselheiro do Rio Branco Futebol Clube, recebeu do governo do Estado do Acre a comenda da Estrela do Acre, foi Governador do Lions Club de Rio Branco,  é atualmente diretor financeiro do Sindicato dos Engenheiros do Acre - Senge, e também atual presidente eleito do Sindicato dos Tecnólogos do Acre- Sintac, para o mandato 2015/2019,  se tornou neste ato de fato e de direito um cidadão de Rio Branco. 

“Construí família aqui em Rio Branco , sou casado com Raimunda Veras,  pai de Cinthya e avô da bela Maitê, sempre convivi  em uma sociedade em harmonia e  trabalhando com pessoas. Me sinto gratificado e abençoado por Deus por estar recebendo esse reconhecimento”,  disse José Veras.




JPP

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

REUNIÃO NO IFAC COM OS TECNÓLOGOS

No auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFAC, aconteceu uma reunião com os tecnólogos para apresentação da situação em que se encontra o Projeto de Lei 2245/07, que trata da Regulamentação da profissão de Tecnólogos no Brasil.

Os tecnólogos são profissionais que se graduaram em Cursos Superiores de Tecnologia - CST, em instituições reconhecidas pelo Ministério de Educação - MEC “Os cursos superiores de tecnologia são desenvolvidos em sintonia com as reais necessidades do sistema produtivo, uma vez que para a criação de um curso é necessário comprovar a efetiva demanda por profissionais no mercado de trabalho”.

Quem já passou por um curso de tecnologia, confirma que esses cursos são de boa qualidade. Citamos como exemplo o tecnólogo Jurandi Teles Machado, que se formou em 1979 no Curso Superior de Tecnologia em Heveicultura pela Universidade federal do Acre-UFAC, pós-graduado em Aerofotogrametria Aplicada a Ánalise Ambiental, entre outros diversos cursos de qualificação e especializações, deve sua inserção no mercado de trabalho imediata, iniciou seus trabalhos como profissional da área no Parque Zoo Botânico da UFAC, depois foi concursado pelo Instituto de Meio Ambiente do Acre - IMAC, exercendo diversos cargos importantes inclusive de coordenador de Unidades de Conservação e participou da criação de Áreas de Proteção de Ambientais - APA, tais como: Parque O Seringueiro no município de Plácido de Castro, APA Estadual do Amapá, APA do Igarapé São Francisco, APA Raimundo Irineu Serra, entre tantos trabalhos como tombamento das principais árvores no centro histórico de Rio Branco e na criação e elaboração de mapas das diversas unidades de conservação do Acre e diversos projetos técnicos , laudos e demais pareceres técnicos como tecnólogo em suas atividades como profissional da área de sua atuação.


Da esquerda para a direita: Dep. Fed Léo Brito, Dep Est. Daniel Zen

e o Vice-Presidente do Sintac Jurandi Teles

Após alguns anos atuando no movimento associativista e sindical, Jurandi Teles, foi eleito presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Acre -SINTAC, foi Conselheiro Regional do CREA-AC, Coordenador da Câmara de Agronomia, Conselheiro Federal do CONFEA, atualmente é Vice-Presidente do Sindicato dos Tecnólogos do Acre.
Os cursos superiores de tecnologia têm várias vantagens. Além de ser um curso específico para atuar na sua área de formação, como visto no exemplo mencionado, é uma graduação de nível superior, é um curso mais específico sobre a determinada área que se deseja atuar posteriormente, a formação tecnológica é sem dúvida uma boa carreira, você como profissional pode cada vez mais se especializar dentro da sua área de atuação, como vez Jurandi Teles e tantas outros tecnólogos do Acre e de todo o Brasil. Os tecnólogos tem nosso reconhecimento, afirmaram os  Deputados Federal Léo Brito e  Estadual Daniel Zen, apoiadores políticos presentes a reunião.
Apesar da formação de tecnólogos já existir no Brasil há mais de 40 anos, o reconhecimento dos profissionais tecnólogos vem ocorrendo em ritmo lento. A mudança cultural da sociedade é lenta e ainda estamos em um ponto onde o valor social do "diploma" da graduação tecnológica, comparado com o da graduação tradicional, tem para a sociedade um menor valor, dai a necessidade de desenvolvimento de trabalho voltado a conquista do reconhecimento das profissões da graduação tecnológica por parte da sociedade, do mercado de trabalho e das profissões tradicionais.
Infelizmente, em muitas empresas e no setor público , o preconceito é sentido pelos profissionais tecnólogos. Encontramos diversos profissionais tecnólogos bem sucedidos e com carreiras sólidas que não se preocupam com a discriminação porque ela é vencida pela oportunidade bem aproveitada.
O tecnólogo por fazer um curso de ensino superior em uma instituição reconhecida pelo MEC e conhecida pela qualidade de ensino. O tecnólogo se forma especialista em uma área focada, pronto para adentrar no mercado de trabalho ou continuar a carreira acadêmica mas sempre com um foco mais direto do que na engenharia tradicional dos cursos de bacharelados.
JPP

ELEITA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TECNÓLOGOS DO ACRE-SINTAC

ELEITA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TECNÓLOGOS DO ACRE-SINTAC
Escrito por Valcilena Oliveira    Qua, 04 de Novembro de 2015 19:55    PDF Imprimir E-mail

ELEITA NOVA DIRETORIA DO SINDICATO DOS TECNÓLOGOS DO ACRE-SINTAC
                                                                                                                                                                                        
                                                                                                                                                        alt
Foi realizada hoje no auditório do CREA-AC, a eleição da nova diretoria do Sindicato dos Tecnólogos do Estado do Acre – SINTAC, O presidente eleito José Martins Veras Netto, disse que será uma honra administrar o sindicato no quadriênio 2015/2019.
A diretoria esta disposta a manter uma boa relação com os órgãos ligados a engenharia, aumentar a união entre seus associados e foca no fortalecimento da engenharia unida no Acre. Entre as metas traçadas pela diretoria, destaca-se o relacionamento de todos os tecnólogos, a busca da carta sindical, a regularização junto ao CREA dos tecnólogos egressos das instituições de ensino do nosso Estado, e a realização de cursos, treinamentos e eventos, em parceria com o CREA-AC, SENGE-AC e Instituições de ensino.